quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Vandico pinta e canta a riqueza artística de Ouro Preto


A tela acima é uma das muitas paisagens ouro-pretanas pintadas por Vanderley Alexandre da Silva, ou melhor, Vandico, como é mais conhecido em sua cidade natal. Artista múltiplo, desenvolveu carreira autodidata em música, letras e artes plásticas.

Além de pintor, é poeta e escritor, músico e compositor, que se dedica a exaltar e enobrecer a cultura artística da bela e barroca Ouro Preto. Desde muito cedo, a exemplo de pintores vindos de fora, praticou a pintura ao ar livre, levando cavalete, tintas e pincéis para as ruas e largos de sua cidade natal, especialmente, as rua de seu bairro de origem – o Pilar dos fundos de Ouro Preto.

Suas primeiras exposições datam dos anos 1960 e 70, especialmente em Ouro Preto, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, além de cidades mineiras como Itabira, Cataguases, Montes Claros, entre outras. Em 1976, participou de mostra coletiva em Paris, França.

Além das pinturas, tem livros publicados e canções gravadas, entre elas, vários sambas que compôs para a saudosa Charanga do Carlota,  bloco carnavalesco formado por vários artistas da cidade (entre no site para ler também texto publicado em 6 de janeiro de 2011).





Nenhum comentário: