Acesse www.arteemouropreto.com.br
RADICADO NO BRASIL, O JAPONÊS MASSAO ORINAKA
DESTACOU-SE COMO PINTOR E PROFESSOR
Mais uma artista de ascendência japonesa, que se radicou em São Paulo no início dos anos 1930, passa a fazer parte da coleção Sala Ouro Preto. É o japonês Massao Okinaka (1913-2000), que imigrou para o Brasil em 1932, indo inicialmente para o interior paulista e depois para a capital, onde viveu e exerceu sua atividade artística.
Nascido em Kioto, o artista iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes de Kansai, aprendendo a milenar técnica de sumi-ê, que privilegia a elegância do traço em pinturas monocromáticas, sem retoques ou correções, feitas geralmente em preto, que exigem grande habilidade e concentração.
No Brasil, Massao Orinaka foi pintor e professor. Além de introduzir o sumi-ê, aderiu ao renascido Grupo Seibi-kai, em 1947, após a segunda guerra mundial. O grupo tinha por finalidade reunir artistas nipo-brasileiros residentes em são Paulo para a troca de ideias e experiências artísticas, entre elas, excursões para pintar ao ar livre, sessões de modelo vivo e exposições para divulgação e comercialização dos trabalhos. Ao lado de Okinaka, participaram dessa segunda fase artistas que se tornaram bastante famosos, como Tomie Otaka, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, entre outros.
Acesse www.arteemouropreto.com.br
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário