terça-feira, 20 de dezembro de 2011


Wilde Lacerda, um autêntico pintor expressionista



Artista múltiplo, Wilde Lacerda (1929-1996) destacou-se na pintura e na escultura recebendo forte influência de Alberto da Veiga Guignard e Franz Weissmann, dos quais foi aluno e depois assistente, chegando a ser professor na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, que começou a freqüentar em 1946.


Suas primeiras telas, pintadas em estilo expressionista, conquistaram importantes premiações em salões de arte, nos primeiros anos de 1950. Fiel e dedicado, esteve sempre ao lado de seus mestres preferidos, tornando-se um dos colaboradores mais assíduos da escola, convivendo particularmente com Guignard, de quem foi também companheiro de jornadas artísticas.

Mas, a despeito das primeiras influências, Wilde seguiu caminho próprio e personalíssimo, tanto na pintura, quanto na escultura, que o levou ao reconhecimento dos colegas de profissão e à consagração entre críticos e colecionadores. Em 1968, o crítico Morgan Mota, entre outros, afirmava: “Sem se preocupar com correntes artísticas que aparecem e desaparecem, Wilde Lacerda, é antes de tudo um autêntico pintor expressionista”.

 




Nenhum comentário: