quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

www.arteemouropreto.com.br

Uma Ouro Preto ingênua e colorida nas
telas do ouro-pretano Haroldo Rodriguez



Outro artista que retrata Ouro Preto de maneira simples e ingênua é Haroldo Rodriguez, que, além de ser parceiro do Arte em Ouro Preto, participa da coleção de quadros da cidade que originou este projeto virtual.

Autodidata, o artista é neto e filho de tradicional família ouro-pretana. Embora tenha nascido na cidade, em 1977, argumenta que despertou para as artes plásticas tardiamente, mas, aos 20 e poucos anos, já havia trocado a música pela pintura e, desde então, vive apenas da produção de suas telas.

Coloridas, elas trazem quase sempre um amontoado de casas coloniais, entrecortadas por igrejas e vales de montanhas, iluminadas ou não pelo brilho da lua, com alguma referência às paisagens etéreas e quase flutuantes do consagrado pintor Alberto da Veiga Guignard, por quem deixa-se influenciar na pintura.

Depois de breve contato com os tradicionais pintores marianenses Arley Camilo e Elias Layon, ao se decidir pela pintura, Haroldo inscreveu-se em cursos da Fundação de Arte de Ouro Preto, tendo aulas com o professor José Octávio Cavalcanti, a quem atribuiu boa parte de seu aprendizado em arte.





Nenhum comentário: