sábado, 28 de maio de 2011

Frederico Bracher: artista múltiplo e atuante


 

Esta ensolarada vista dos fundos da Matriz de Antônio Dias foi pintada por Frederico Bracher Junior, tio do afamado pintor Carlos Bracher, em Ouro Preto, em 1970. Mostra perfeito domínio da pintura Acadêmica, estilo que o acompanhou durante toda sua carreira artística, iniciada aos onze anos de idade, em Belo Horizonte.

Embora tenha ingressado nas artes pela pintura e pela música, Frederico Bracher (1920-1984) foi um artista múltiplo: desenhista, gravador, pintor, escultor, ceramista e violinista. E, também, dinâmico e atuante. Começou a expor suas pinturas a partir de 1935. Em 1938 conquistou o prêmio de Pintuta do jornal Estado de Minas. Em 1939, abriu sua primeira Escola de Artes em Montes Claros e, até 1953, duas outras, em Juiz de Fora e Belo Horizonte. Criou, ainda, a Associação dos Artistas Plásticos de Minas Gerais (primeira instituição desta natureza do Estado) e ajudou a fundar a Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora.


Um comentário:

Tina Maria Bolsas disse...

Olá Marcos! Tenho um blog onde exponho o meu trabalho, porém eventualmente faço algumas postagens sobre artistas e outros.

Tenho duas obras do Bracher que em breve pretendo usá-las na fachada do blog. Porém, antes gostaria de postar para as minhas leitoras, um pouco da biografia e obras dele.

Gostaria de saber se você me permite usar esta postagem, obviamente com os créditos para vc.

Meu e-mail é: tinamariabolsas@hotmail.com

Aguardo retorno.