quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Carlos Scliar e sua forte ligação com Ouro Preto


Carlos Scliar (1920-2001) foi outro artista que adotou Ouro Preto como cidade-inspiração. Sua biografia, publicada em www.carlosscliar.com, diz que a força criadora do artista aflorou especialmente a partir dos anos 1960, quando conheceu e passou a morar periodicamente em Cabo Frio e Ouro Preto, cidades nas quais manteve casa e ateliê.

O texto diz: “...fator decisivo na vida de Scliar, com repercussão intensa sobre todo seu trabalho, foi a descoberta, em 1961, da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.” E prossegue: “poucas vezes uma região marcou tanto a obra de um artista brasileiro...” (Scliar era filho de imigrantes judeus, que viveram em Porto Alegre) e, ainda, “a arquitetura barroca, a atmosfera misteriosa e o espírito contido do homem que habita a antiga região do ouro atuaram de maneira impactante na alma do artista...”

Como contemporânea de Scliar em Ouro Preto, posso dizer que sua arte também marcou profundamente a cidade barroca... A objetividade de suas linhas, o uso contido, quase monocromático, das cores e clareza de suas composições pareciam opor-se às formas curvilíneas e rebuscadas da cidade... Mas, na verdade, obra e cidade se alimentavam mutuamente e as telas de Scliar, que retratam o casario ou objetos como partituras antigas, lamparinas, bules etc, em suas belas colagens, revelam sensações e experiências num reencontro do passado com o presente.



Nenhum comentário: