segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Acesse www.arteemouropreto.com.br

RADICADO NO BRASIL, O JAPONÊS MASSAO ORINAKA
DESTACOU-SE COMO PINTOR E PROFESSOR



Mais uma artista de ascendência japonesa, que se radicou em São Paulo no início dos anos 1930, passa a fazer parte da coleção Sala Ouro Preto. É o japonês Massao Okinaka (1913-2000), que imigrou para o Brasil em 1932, indo inicialmente para o interior paulista e depois para a capital, onde viveu e exerceu sua atividade artística. 

Nascido em Kioto, o artista iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes de Kansai, aprendendo a milenar técnica de sumi-ê, que privilegia a elegância do traço em pinturas monocromáticas, sem retoques ou correções, feitas geralmente em preto, que exigem grande habilidade e concentração. 

No Brasil, Massao Orinaka foi pintor e professor. Além de introduzir o sumi-ê, aderiu ao renascido Grupo Seibi-kai, em 1947, após a segunda guerra mundial. O grupo tinha por finalidade reunir artistas nipo-brasileiros residentes em são Paulo para a troca de ideias e experiências artísticas, entre elas, excursões para pintar ao ar livre, sessões de modelo vivo e exposições para divulgação e comercialização dos trabalhos. Ao lado de Okinaka, participaram dessa segunda fase artistas que se tornaram bastante famosos, como Tomie Otaka, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, entre outros. 

Acesse www.arteemouropreto.com.br

Nenhum comentário: