segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Miguel Gontijo, premiado como
"melhor artista contemporâneo brasileiro"


Além de artista, Miguel Gontigo é filósofo e historiador. Realiza sua pintura lançando mão de todo o conhecimento que dispõe – informações do mundo da Arte, da Literatura e da História. Por isso, suas telas são carregadas de símbolos, códigos e outras anotações de cunho arqueológico.

Ele começou a estudar arte aos quinze anos, quando se mudou de Santo Antônio do Monte, sua terra natal, para Belo Horizonte, indo estudar na Escola Guignard em 1968. Lá descobriu sua aptidão para o desenho e a pintura. A partir de então, participou de exposições coletivas e individuais em todo país, recebendo premiações em diversos salões de arte. Até 1992, pintava especialmente aquarelas, passando, então, a se dedicar ao desenho e à pintura.

Este ano, recebeu o Prêmio Mário Pedrosa - Melhor Artista de Linguagem Contemporânea -2011, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. O prêmio pode ser visto como a consagração de sua longa e produtiva carreira, que já, havia conquistado prestígio internacional, com a circulação de suas obras na França, Bélgica e Alemanha e, especialmente, a partir de 2000, graças a entrevista veiculada pelo artistabelga Michael Borremann em diversos canais culturais da TV Européia. Em 2009, além de exposição individual, lançou primoroso livro, com o registro de sua trajetória e mais de 500 obras, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.





Nenhum comentário: