quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A natureza também está presente nas cenas
ouro-pretanas pintadas por Paulo Valadares
 
 

Outro pintor que se dedica a pintar a paisagem ouro-pretana de forma apurada e fiel é Paulo Roberto Valadares. Nascido em Ouro Preto em 1949, ele começou a pintar aos 12 anos, quando, impressionado com as procissões da Semana Santa, desenhou uma cena discreta – uma janela coberta por uma colcha, retratando um costume religioso herdado dos portugueses, ainda hoje cultivado na cidade.

De uma única janela, passou a portas e janelas de uma fachada até começar a pintar as paisagens de sua terra natal que o consagraram como artista. Nelas igrejas barrocas despontam em meio ao casario e à vegetação exuberante. Sim, como nas obras de outros paisagistas, a natureza é um elemento presente nas cenas ouro-pretanas retratadas por Valadares, como é mais conhecido. E ela é trazida com tamanha vivacidade que a cidade parece ainda mais encantadora.

Em 50 anos de arte, completados em 2011, o artista conta que nos primeiros 30 anos de sua carreira usava apenas o pincel e que depois passou a usar também a espátula, como um recurso para obter imagens mais luminosas e ainda mais realistas. E como autodidata, ele afirma que a técnica é fruto do trabalho e da experiência de uma vida dedicada inteiramente à arte, ou melhor, à pintura.


Nenhum comentário: