terça-feira, 1 de novembro de 2011

Baptista Gariglio perpetua a tradição
da pintura paisagística pintada à óleo

Baptista Gariglio é engenheiro de formação, mas herdou da família o talento e o apreço pela pintura paisagística, iniciada pelas missões de artistas estrangeiras que aportaram no país ainda no século XIX. Seu maior expoente, o alemão Georg Grimm, influenciou gerações e gerações de pintores, entre eles, o grupo mineiro formado por Edgar Walter, Alberto Braga e Batista da Costa.

Foi com eles que, segundo o crítico Rui Alves Luis, “Gariglio aprendeu a traduzir a natureza com a interpretação emotiva de quem se sente inspirado pela sua beleza”. Engenheiro de formação, ele se fez artista especialmente pelas mãos do tio, já famoso, Alberto Braga. E, seja na pintura, seja na aquarela, técnicas que domina espetacularmente, ele retrata paisagens calmas e silenciosas, banhadas por luz plácida capaz de acentuar as cores e a atmosfera do que vê e sente no ato artístico.

Vale ressaltar que Gariglio pinta ainda hoje  "in loco", junto à cena ou paisagem que deseja retratar, perpetuando a tradição dos ensinamentos de Green (repassada às demais gerações) e demonstrando perfeita interação entre o artista (ou o ato arístico) e a natureza. Além de vários cursos feitos ao longo dos anos, o artista acumula premiações em salões e concursos de arte em Minas Gerais e, nos últimos anos, na Europa e Estados Unidos.

 


Nenhum comentário: