quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acesse www.arteemouropreto.com.br

CARLOS BRACHER CRIA TELA EM FORMATO ESPECIAL,
ALUSIVA AOS 300 ANOS DE VILA RICA


Um dos nomes mais consagrados das artes plásticas mineira e ouro-pretana, o artista Carlos Bracher passa a integrar a pinacoteca do projeto Arte em Ouro Preto, com tela (acima) que, além do vigor e expressividade típicas do artista, traz consigo significativo predicado cultural.

Em formato especial (640 X 1,70 m), ela foi pintada para ilustrar a capa do livro "Ouro Preto - 300 Anos de Imagem", lançado em dezembro do ano passado para celebrar o tricentenário de fundação de Vila Rica, hoje Ouro Preto.

A tela é uma composição livre do artista, que reúne quatro igrejas ao imponente prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, tendo ao fundo o emblemático Pico do Itacolomi. Embora não se mostre da maneira apresentada, a cena pode ser vista, ou melhor, percebida a partir da memória visual do artista e daqueles que conhecem bem a cidade. Horizontalizando a paisagem colonial, de relevo íngreme e sinuoso, o artista desenhou monumentos e montanhas sob a linha do horizonte, dando mais expressividade ao conjunto barroco setecentista. É impressionante como nos sentimos à vontade e integrados à paisagem recriada.

Acesse www.arteemouropreto.com.br

Nenhum comentário: