terça-feira, 29 de maio de 2012

Acesse www.arteemouropreto.com.br

TELA DE EDGAR PARREIRAS É DO MESMO ANO
EM QUE FOI PREMIADO COM MEDALHA DE OURO


Adepto da representação da paisagem, Edgar Parreiras (1885-1964) apresentou carreira tão bem sucedida quanto a de seu tio Antônio Parreiras (1860-1937), expoente da pintura brasileira do final do século XIX, responsável por introduzir importantes inovações como a busca por uma representação naturalista com base na pintura ao ar livre.

Embora tenha iniciado seus estudos pelas mãos do tio, que o leva a cursar a prestigiada Académie Julian em Paris por volta de 1907, o artista seguiu trajetória própria, mantendo-se fiel a alguns dos ensinamentos tradicionais, como, por exemplo, o estudo do desenho como preparação do artista para o exercício da pintura.

De volta ao Brasil, em 1911, integra a 1ª Exposição Paulista de Belas Artes, que reuniu muitos dos principais artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1911. A partir daí, participa regularmente das exposiçoes gerais da Escola Nacional de Belas Artes, entre 1913 e 1938, sendo premiado com a medalha de ouro em 1925, mesmo ano da pintura apresentada acima. Além de artista, atuou por muitos anos ccmo professor da Escola Fluminense de Belas Artes, em Niterói.

Acesse www.arteemouropreto.com.br


Nenhum comentário: