terça-feira, 21 de junho de 2011

Elias Layon tem a Casa do Contos de Ouro Preto como predileção de sua pintura

 
Conhecido como “Pintor das Brumas”, Elias Layon é dos mais expressivos artistas marianenses. Além de pintar, dedica-se, há alguns anos, à escultura influenciado pelo Barroco Mineiro.

Nascido no Líbano, chegou com a família aos seis anos de idade para morar em Mariana. O dom de desenhar e pintar surgiu bem cedo, aos 7 anos de idade, quando ingressou pelas mãos de sua mãe, eterna incentivadora, na escola de artes da iugoslava Erna Antunes, formada pela Academia de Belas Artes de Viena, casada com industrial marianense. Depois, vieram outros cursos, como o de Pintura ao Ar Livre, à maneira dos impressionistas europeus, com Mário de Oliveira e Oscar Walzak, e o de Anatomia Humana, na Escola de Farmácia de Ouro Preto, além de estudos autodidatas que sempre realizou em seu ateliê em Mariana.


A tela mostrada acima retrata tema de sua predileção: a Casa dos Contos de Ouro Preto, que pinta desde menino. O tema das brumas é uma descoberta pessoal, que o faz voltar à chegada com a família em Mariana. Madrugada fria na estação ferroviária. O menino e a cidade imersa em névoas... Sem dúvida, um modo romântico de ver e sentir a paisagem colonial de Ouro Preto e Mariana... Etérea, silenciosa e envolta em mistérios, que nos transportam a histórias e lembranças passadas.


Nenhum comentário: