terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Poucas notícias sobre Francisco Céa,
pintor que se dedicou à paisagem brasileira


Poucas ou quase nenhuma são as informações que se encontram a respeito da vida e da obra do artista Francisco Céa, cuja tela acima mostra uma Ouro Preto interiorana e quase rural. Sabe-se apenas que ele viveu entre os anos 1908 e 1968 e que se dedicou especialmente à pintura paisagística.

Desses poucos dados, é possível aferir que, se não foi colega do reconhecido pintor acadêmico paulista Ado Malagoli (1906-1994), foi ao menos seu contemporâneo, tanto pela a proximidade das datas de seus nascimentos, como pelo estilo classico e acadêmico de sua pintura. A fidelidade com que esses artistas tratavam a realidade escolhida para ser retratada ajuda também a situar a época da pintura.

A cena pacata, quase rural, com poucos transeuntes dando vida ao conjunto de casas coloniais, pontuadas por árvores que despontam dos quintais (hoje uma raridade), remetem à primeira metade do século passado, quando a cidade ainda se ressentia do esvaziamento social, político e econômico sofridocom a mudança da capital de Minas Gerais para a região do Curral del Rei, hoje Belo Horizonte, em 1789.





Nenhum comentário: