terça-feira, 31 de janeiro de 2012


visite www.arteeemouropreto.com.br

José Maria de Almeida, pintor acadêmico,
aproximou-se do expressionismo pintando paisagens


Nascido em Portugal, pintor e desenhista José Maria de Almeida (1906-1955), transferiu-se para o país em 1920, fixando-se com a família no Rio de Janeiro. Sua carreira artística foi marcada por produção extensa, levada a vários salões de arte, principalmente do Rio de Janeiro, com participações quase sempre premiadas.

A partir de 1930, estudou primeiramente no Liceu Literário Português, com o professor Oswaldo Teixeira da Rocha, e depois no Liceu de Artes e Ofícios, sendo aluno de Eurico Alves. Nessa mesma época, estudou na Escola Nacional de Belas Artes com Rodolfo Chambelland. Freqüentou, ainda, o Núcleo Bernardelli, tornando-se mais tarde um de seus diretores.

Engajado nos movimentos culturais de sua época, em 1943 participa do grupo de artistas patrocinados pela revista O Malho, que excursionava pelo país para praticar pintura ao ar livre. Decorre dessa experiência, talvez, o fato de ter realizado obras marcadas pela espontaneidade pictórica, desvinculadas em certa medida dos limites academizantes da época e, em alguns momentos, associadas à estética expressionista.


visite http://www.arteeemouropreto.com.br/




Nenhum comentário: