quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Passando por diversas fases da pintura,
Nestor Peres retratou a paisagem urbana paulista e brasileira


Reconhecido pintor paulista, Nestor Peres (1920-2004) estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, completando sua formação com outros renomados artistas: desenho e pintura com Waldemar Costa, aquarela com Felisberto Ranzini e xilogravura com Mário Zanini.

Começou a pintar e expor seus trabalhos nos anos 1950, retratando paisagens e figuras humanas. Sob influência do mestre Zanini, desenvolveu o gosto pela recriação da paisagem urbana, sobretudo a cena urbana paulistana, marcada pela evolução acelerada de suas construções, assumindo tendência geometrizante que o levou à plena abstração – o universo das cores chapadas a partir do estudo das relações formais e cromáticas da pintura. No entanto, nos anos 1980, retomou o universo das paisagens urbanas, sem, contudo, se preocupar em reproduzir a realidade.

Pintor, gravador, desenhista e artista gráfico, foi professor de desenho e pintura por mais de 20 anos na Associação Paulista de Belas Artes, onde também exerceu o cargo de conselheiro perpétuo e, entre outras atividades, participou como jurado de diversos salões de arte em cidades paulistas.
 
 
 

Nenhum comentário: