terça-feira, 27 de dezembro de 2011


A natureza valoriza cenas "quase reais"
pintadas por Rubens Vargas


Outra tela do artista mineiro Rubens Vargas faz parte da coleção que originou o projeto virtual Arte em Ouro Preto, com blog e site de mesmo nome (www.arteemouropreto.com.br), que busca promover a cultura artística da cidade.

Em texto publicado , sabe-se que Vargas tornou-se ainda jovem um promissor pintor autodidata, estudando somente mais tarde, nos anos 1980, com os consagrados pintores Edgar Walter e Alberto Oliveira, com os quais pôde aperfeiçoar seus conhecimentos em pintura figurativa.

Nascido em Curvelo, Minas Gerais, em 1948, e radicado em Belo Horizonte, Vargas é reconhecido como um dos mais expressivos paisagistas da atualidade. Além de pintar, costuma compartilhar com os colegas de profissão a prática da pintura, ensinando-lhes, muitas vezes, técnicas apreendidas ao longo de sua trajetória.

Suas paisagens rurais e urbanas  retratam a realidade com perfeição quase fotográfica, tendo a natureza como forte elemento da composição. Nesta e na tela apresentada anteriormente (confira texto publicado em 13 de setembro), a vegetação exuberante valoriza a paisagem barroca. Aqui, a imponente Igreja de Nossa Senhora do Rosário, recortada pelo casario do bairro Rosário, visto da chamada Ponte Seca, em Ouro Preto, emerge do fundo verdejante de montanhas e vegetação urbana.




Nenhum comentário: