segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bustamante Sá foi um pintor
essencialmente paisagista


Nascido no Rio de Janeiro, Rubens Fortes Bustamante Sá (1907-1988) foi pintor e reconhecido professor de pintura. Jovem, iniciou seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes, na qual teve por mestres os pintores Rodolfo Amoedo e Rodolfo Chambelland. E, já a partir de 1928, participou das edições do Salão Nacional de Belas Artes, conquistando os cobiçados prêmios de viagem ao país, em 1938, e de viagem ao exterior, em 1949, indo aperfeiçoar seus conhecimentos na Académie Julien, em Paris, entre os anos 1950 e 1952.

Antes, porém, em 1931, fez parte do Núcleo Bernadelli, que reunia pintores modernistas em espaço de convivência e estímulo mútuo, permanecendo por vários anos mesmo depois que seus fundadores dele se afastaram. Ao retornar ao país, promoveu com reconhecido sucesso sua primeira exposição individual, passando a se dedicar ao ensino das artes, especialmente, a pintura, por exemplo, na Escola Fluminense de Belas Artes.

Nas artes, Bustamante Sá foi essencialmente um pintor paisagista. Na vida, essencialmente um professor e como tal gostava de ensinar a prática da pintura ao ar livre, como ensinavam os antigos mestres da pintura acadêmica brasileira.

 






Nenhum comentário: