quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

http://www.arteemouropreto.com.br/

Benigno retrata a realidade não como a vê,
mas com a sente e percebe


Mineiro, nascido em São Lourenço, em 1955, José Benigno Ribeiro, que assina simplesmente Benigno, é quase um artista autodidata, não fossem os seis meses em que freqüentou os cursos de desenho e pintura da Sociedade Brasileira de Belas Artes, quando, aos 21 anos, se transferiu para o Rio de Janeiro.

Ele viu seu talento despertar bem cedo, começando a pintar na adolescência, antes mesmo de completar 14 anos, e sua vocação ser confirmada ao aprender noções elementares de desenho e pintura e técnicas de preparo de telas, que considerou suficiente para se lançar como artista, passando a retratar marinhas e paisagens urbanas do Brasil, de Portugal e do mundo.

Vibrantes e luminosas, as pinturas de Benigno revelam a paleta de um artista romântico, que retrata a realidade do modo como sente e a percebe. Não exatamente com a vê, mas como a sente e percebe. Além do uso expressivo da cor, ele demonstra sempre o jogo habilidoso ente luz e sombras, por meio do qual impõe um ritmo, movimento e vivacidade às suas telas.

Vivas e comoventes, elas falam por si, como explica o escritor Ronaldo do Valle Simões: “a pintura de Benigno impressiona vivamente pela força da espontaneidade. Seus quadros muito bem tonados espelham um hábil jogo de luzes e sombras. Sua paleta emocionada, longe de modismos, revela um artista corajoso, romântico e autêntico em face ao seu realismo.”


http://www.arteemouropreto.com.br/

Nenhum comentário: